Por Caroline Maciel, advogada
Recentemente, foi divulgada a existência de um vírus de celular capaz de desviar dinheiro de sua conta por meio do Pix. Isso mesmo! Essa é a segunda fraude mais registrada na América Latina, sendo considerado o “crime da moda”, segundo o Anuário de Segurança Pública de 2023.
Já foi amplamente difundida a informação de que dispositivos que acessam a internet (celulares, tablets, notebooks) devem ser utilizados com muita cautela, que não se deve clicar em mensagens não solicitadas, não aderir a promoções “incríveis” e jamais baixar anexos de e-mails desconhecidos, porém, com o surgimento do pix, os cuidados devem ser dobrados.
Foi publicado pela empresa de cibersegurança Kaspersky que esse novo golpe, realizado pelos criminosos que atuam na internet, é praticado no celular, por meio de um programa malicioso, um vírus, instalado através da Play Store, ou mesmo por notificações recebidas (atualização do WhatsApp, por exemplo).
O programa dá acesso ao seu celular, onde os criminosos conseguem alterar o destinatário e o valor da transferência bancária que o usuário vai realizar, tudo isso antes da senha ser inserida, ou seja, eles conseguem, em uma só ação, desviar todo o valor disponível em sua conta bancária, sem que você saiba e, em tese, com a sua autorização, já que sua senha é digitada.
Por isso, muita atenção ao utilizar seu smartphone! Não clique em notificações que permitam acessibilidade irrestrita, mantenha sempre atualizado o sistema operacional de seu dispositivo, instale um antivírus confiável e monitore suas operações bancárias.
Se, mesmo assim, for vítima de golpes ou fraudes desse tipo, procure um advogado ou uma advogada especializada, ele ou ela poderá te ajudar.
1 Comente
Oiii tudo bem ? Espero que sim !
Adorei seu artigo muito bom mesmo;
Sucesso 🙂